Boletins

Receita alerta para e-mails falsos circulando em nome da instituição

Um falso e-mail circulando em nome da Receita Federal chamou atenção da instituição, que, nesta segunda-feira, resolveu se pronunciar para evitar esse tipo de golpe.

De acordo com a Receita, as mensagens enviadas para os cidadãos pedem cópias coloridas do Documento de Identidade (RG) ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de comprovante de residência e cartão bancário, sob falsa alegação de que o suposto não envio da documentação poderá levar à suspensão do Cadastro de Pessoas Física (CPF).

A Receita Federal diz ainda que não autoriza nenhuma outra instituição a enviar e-mails em seu nome. A instituição orienta que mensagens dessa natureza devem ser apagadas, pois podem conter vírus ou qualquer outro software malicioso, podendo causar danos ao computador do internauta. Além disso, a exposição de dados pessoais do cidadão pode facilitar o cometimento dos mais diversos tipos de fraudes.

Nos casos em que o CPF estiver "suspenso", a instituição instrui o cidadão a solicitar a regularização pela internet ou em uma unidade de atendimento dos Correios ou Banco do Brasil.